Coordenador : Olivia Von Der Weid
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394197.2206.352475.06092023
Departamento/Setor: GAP
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno da universidade: alunos de graduação e pós-graduação envolvidos no projeto. Mulheres com deficiência visual integrantes de movimento social. Pessoas interessadas no campo de estudos sobre Deficiência e Acessibilidade na articulação com o campo artístico. Profissionais de museus, envolvendo todas as áreas (comunicação, acervo, pesquisa e educativo), mediante inscrição no curso de extensão previsto no projeto.
Local de atuação: Multilocalizado - ambiente virtual e presencial (Niterói)
Objetivo
Dividimos os objetivos em três eixos principais, relacionando Ensino, Pesquisa e Extensão. Eixo 1 - grafias sensíveis do tempo presente Este é um eixo de pesquisa-ação que parte do pressuposto de que as habilidades antropológicas podem ser desenvolvidas e praticadas em todo ambiente que frequentamos. No contexto íntimo da pandemia, contexto histórico de surgimento deste projeto de extensão, até mesmo os espaços considerados mais conhecidos e familiares, como a própria casa em que vivemos, se transformaram em estranhos universos a serem (re)descobertos. No laboratório de experimentação e escrita etnográfica, os pesquisadores e alunos envolvidos serão conduzidos a produzir uma escrita afetada pelas sensações e pelo campo intensivo, entremeada com a prática de pesquisa antropológica, abrindo a fronteira entre o campo antropológico e artístico para o desenvolvimento de poéticas e grafias sensíveis do tempo presente. Estimularemos a produção de um caderno coletivo e de um diário individual, tramas textuais que buscaremos apresentar como resultado de uma reflexão coletiva em torno de módulos temáticos que abordam a complexidade do período histórico que atravessamos e as múltiplas camadas de deslocamento de sentidos que se produziram na experiência diferencial de conceitos e categorias sociais tais como tempo, rotina, espaço, sociabilidade, memória, técnicas corporais, sensibilidades e afetos. A proposta também tem o objetivo de se consolidar como uma estratégia criativa de apoio ao exercício da pesquisa etnográfica em suas diferentes modalidades de registro, na interface com outras formas de expressão do trabalho final para além da escrita convencional acadêmica (audiovisual, desenho, carta, bordado, cadernos, etc.). Realizamos reuniões regulares para partilha do exercício criativo de grafismos e poéticas do tempo presente. Eixo 2 – Deficiência e Acessibilidade nos espaços culturais O segundo eixo, centrado nas ações de Extensão, traz como objetivo principal a realização de um conjunto de atividades em parceria com mulheres integrantes do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão (MBMC) e/ou com pesquisadores parceiros do campo de estudo das deficiências, que visam orientar a elaboração da acessibilidade de maneira expandida no campo cultural e educacional, desenvolvendo um caminho para a sua utilização como um local de criação e não apenas de inclusão. Objetivos específicos: - Realização de oficina Poéticas da Cegueira, com encontros mensais regulares com mulheres que integram a executiva do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão para compreensão dos seus modos singulares de subjetivação e criação de narrativas enraizadas na experiência social e subjetiva de ser mulher cega ou com baixa visão. - Organização do curso formativo Introdução à audiodescrição com ênfase na atividade de guia, com carga horária de 15 horas, voltado para os estudantes da UFF e em parceria com o MBMC. - Participação e apoio à realização do IX Encontro Nacional do Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão, a ser realizado no segundo semestre de 2023. - Produção de material multimeios de caráter pedagógico e instrucional, com o tema da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, com a participação de integrantes dos Comitês Deficiência e Acessibilidade da ABA. - Concepção e realização de curso de extensão Deficiência e Acessibilidade em Museus, voltado para profissionais de museus do Estado de São Paulo e visa contribuir para ampliar o debate e as ações em torno da acessibilidade em ambientes culturais, particularmente em contextos museológicos. - Desenvolvimento de material instrucional multimeios voltado para acessibilidade cultural em museus, em parceria com o SISEM/SP. - Participação em eventos sobre a temática da acessibilidade e criação de uma cultura do acesso em ambientes culturais e acadêmicos. Eixo 3 – encontros e tessituras entre arte e antropologia como instrumento de ensino/aprendizagem O terceiro eixo surge do fértil encontro entre o campo artístico e o ensino antropológico e suas possibilidades inovadoras na criação de estratégias pedagógicas que propiciem o acolhimento dos alunos. Investigação de recursos didáticos e dispositivos de pesquisa na interface com o universo da arte, tendo como objetivo central se aproximar de questões características do processo de ensino-aprendizagem na antropologia que se encontram na articulação entre uma dimensão corporal, vivencial e intensiva do universo social e as formas de tradução dessa experiência em um formato narrativo de texto etnográfico. Objetivos específicos: - Criação, no encontro do campo artístico com o campo antropológico, de dinâmicas corporais, dispositivos pedagógicos e exercícios direcionados da atenção nas práticas de leitura e escrita, ferramentas próprias do exercício antropológico, a fim de desenvolver modalidades mais ativas de presença, envolvimento e participação dos estudantes. - Estimular, nos estudantes envolvidos, as competências e habilidades do pensamento crítico, incentivando que discutam e analisem os eventos do atual contexto social que vivemos com base nos conceitos e conteúdos ministrados na formação antropológica. - Seleção e desenvolvimento de material de ensino em antropologia por meio do uso de TIC na interface com o campo artístico, sugerindo conteúdos e desenvolvendo metodologias que abranjam os principais debates e temáticas trabalhadas no projeto. - Apoiar a produção de material didático a partir da seleção de materiais audiovisuais que sirvam de apoio aos exercícios práticos realizados em sala de aula, como parte integrante das atividades das disciplinas envolvidas no projeto.
Resumo
Como seria trazer para a investigação antropológica uma sensibilidade que leva em conta a dimensão vital da corporalidade? Que desenvolve uma observação atenta a um modo mais relacional e intensivo de conhecer? Etnografismos: linhas sensíveis do tempo presente, é um projeto de ensino, pesquisa e extensão do Lab CONATUS (Laboratório de pesquisas sobre Corpos, Naturezas e Sentidos - GAP/UFF) que surge com a proposta de nos ajudar a pausar e elaborar sentidos para o que nos acontece. Encontrar na dinâmica extra-ordinária que vivemos palavras que possam nomear o que sentimos, a forma como a realidade atual nos expõe. A interface com a arte vem permitindo experimentar movimentos inusitados, fazer contato com ritmos e formas de expressividade a fim de criar outras modalidades de atenção e de consciência na prática de pesquisa. Cultivando uma abertura ao desconhecido e uma escuta etnográfica atenta, exercitamos uma escrita afetada pelas marcas de nossas experiências, vestígios de como o contexto atual nos interpela e transforma. Nos munimos de um conjunto aberto de ferramentas que convidam a reconquistar a liberdade de experimentação, mantendo ativa a escuta antropológica, povoando nosso campo de histórias, alimentando a criação de novos sentidos para o tempo presente.